O que faz um arquiteto SOA? Descubra neste post


Entender o universo da tecnologia da informação (TI) costuma ser um desafio para a maioria das pessoas, aqueles códigos passando pela tela do computador parece até coisa de ficção científica.


No entanto, usamos TI diariamente e profissionais como um arquiteto SOA fazem parte da nossa vida sem que nem saibamos.


Mas o que é Arquitetura SOA?


A arquitetura SOA (Service Oriented Architecture, em português Arquitetura Orientada a Serviço) tem como foco principal integrar a infraestrutura de TI e os serviços fornecidos por um negócio.


As principais vantagens são:

  • Redução dos custos.

  • Otimização do tempo utilizando códigos reutilizáveis.

  • Integração de diferentes softwares.

  • Maior escalabilidade, o que permite atender mais clientes em menos tempo.

  • Flexibilidade na hora de fazer alterações.

Se para você ainda ficou meio difícil de compreender, segue um exemplo prático:


Você entra no site de uma loja de roupas para comprar um casaco novo, na hora de fazer o pagamento da compra pelo cartão de crédito você precisa passar por algumas etapas como verificação de crédito, confirmação de pagamento, envio do produto, etc.


Essas diferentes etapas, podem precisar de diferentes sistemas e quem alinha todo esse processo e garante que a compra seja realizada com sucesso é o arquiteto SOA.



gif


Como é o dia-a-dia de um arquiteto SOA?


Já que o papel principal do arquiteto SOA é criar a melhor estratégia para integrar os processos de TI, o primeiro passo dele na empresa é compreender as necessidades e objetivos daquele negócio.


Após isso ele seleciona ferramentas, códigos de programação, sistemas, linguagens e design que se encaixem com o objetivo da empresa e os testa e revisa até chegar na melhor arquitetura.


Definido o sistema, o arquiteto SOA fica responsável em garantir o seu funcionamento e ajustá-lo quando for necessário.


Além dessa parte técnica, esse profissional precisa gerir a sua equipe e conversar com gestores de outras áreas para explicar como funciona a arquitetura e justificar as suas decisões.


Se eu quiser ser um arquiteto SOA, o que devo saber?


Para realizar o trabalho com maestria esse profissional precisa ter um conhecimento profundo sobre a criação e aprimoramento de softwares, então uma carreira consolidada na área de TI é indispensável.


Além disso, algumas habilidades são desejáveis para um arquiteto SOA como:



gif


  1. Gostar de aprender


Um arquiteto SOA precisa estar atento às novidades do universo de tecnologia da informação, já que novos códigos e linguagens surgem constantemente e as empresas precisam se adaptar às exigências do mercado.


  1. Ter uma visão global


Essa habilidade é um desafio para a maioria dos profissionais desta área, que normalmente estão focados na parte técnica.


O arquiteto SOA precisa pensar não só no bom funcionamento dos sistemas, mas também como ele vai beneficiar os clientes.



gif


  1. Saber dialogar


Esse profissional além de gerir a sua equipe precisa dialogar com outros setores da empresa como atendimento e vendas para estruturar uma arquitetura que atenda às suas necessidades.


Resumindo, ser um arquiteto SOA significa ter experiência avançada em TI, somado a uma boa comunicação e sede de conhecimento.


Será que esse é o seu perfil?